Como cuidar das unhas dos bebês


27 de abr de 2018




cuidar das unhas do bebê



Cortar as unhas de bebês pode parecer uma tarefa simples, mas é complicada para os pais, devido ao medo de machucar e da maneira correta de realizar o cuidado. Mas, existi alguns cuidados a ser tomados e uma devida atenção, que explicaremos aqui neste artigo, como cuidar das unhas dos bebês.
É necessário cortar as unhas do seu filho, uma vez, que quando elas estão compridas podem favorecer pequenos ferimentos, como exemplo, arranhões, pois quando o bebê se coça ou aproxima suas mãozinhas da face, corre o risco de acontecer os ferimentos, além do acúmulo de sujeira nas unhas.
O ideal é procurar cortar as unhas do bebê com uma tesoura de ponta arredondada, delicadamente e reta, evitando atingir os cantinhos das unhas para não ocasionar inflamações.

Como cortar as unhas do seu bebê

Segure a ponta dos dedos do seu filho para começar a cortar as unhas, isso ajuda a não ferir o dedo e deixa as unhas mais expostas.
As unhas devem ser cortadas de forma reta e não podem ser muito curtas, para evitar o risco de inflamação.
Depois que cortar as unhas, é essencial lixá-las com uma lixa de unhas, para não deixar pontas que podem machucar o bebê.
A tesoura de ponta arredondada e a lixa de unhas devem ser de uso exclusivo para o bebê.
Uma boa estratégia é esperar o bebê dormir e cortar as unhas enquanto ele dorme ou mama, pois ele estará mais tranquilo e você ficará mais seguro para realizar a tarefa.
Vale lembrar que os mesmos cuidados servem para cortar as unhas dos pés dos bebês.

Unhas encravadas de bebê

Pode acontecer de uma unha encravar, portanto, os cuidados devem ser realizados quando a região ao redor das unhas está avermelhada, inflamada e o bebê sentir dor.
Quando isso acontecer, molhe os dedos do seu filho com água morna e use sabão antibacteriano umas 2 vezes por dia e faça uso de pomadas cicatrizantes ou corticóides anti-inflamatórios, sob indicação médica.
Caso as unhas apresentem pus, a vermelhidão se espalhar pelo dedo e seu filho apresentar febre, isso significa uma possível infecção. Leve seu bebê imediatamente ao pediatra ou pedólogo infantil.
É importante lembrar que as unhas das crianças devem ser cortadas sempre em movimento reto, sem deixar os cantos arredondados e não colocar sapatos e meias apertados no seu bebê, a fim de evitar unhas encravadas.
Texto feito por Thais B. blog esmaltecos – unhas, cuidados e esmaltes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário