5 Dicas para Você Aprender a Escolher Livros para Crianças

0

Todo mundo tem uma boa lembrança com o primeiro contato com a leitura na infância. Uma história favorita sobre um reino distante ou a primeira vez que você escondeu uma lanterna embaixo das cobertas porque precisava descobrir como uma história terminava? 

Fazer uma boa escolha de livros para o seu filho o colocará no caminho do aprendizado, desenvolverá seu vocabulário e habilidades de reconhecimento de objetos, despertará sua curiosidade sobre o mundo e criará memórias maravilhosas. 

Conforme ele cresce, ótimas recomendações de livros o ajudarão a se apaixonar pela leitura e a promover o sucesso escolar, desenvolvendo vocabulário, escrita, compreensão e habilidades de estudo.

Por isso, antes de comprar, confira 5 dicas para você aprender a escolher livro para crianças: 

1 – Procure recomendações de livros adequadas a idade da criança 

Observe as diretrizes de idade e os benefícios de aprendizagem das recomendações. Para o seu bebê ou criança pequena, livros de papelão feitos de papel resistente e títulos de plástico que podem ser enxugados são boas escolhas. 

As crianças mais velhas e em idade pré-escolar podem manusear páginas de papel e se deliciarão com imagens maiores e livros que os convidam a se perder na história. Os melhores livros crescerão com seu filho. 

Por exemplo, você pode comprar para seu filho de 5 anos um livro de figuras que leu para ele. Aos 6, ele está recitando as palavras para você, e aos 8 ele está enrolado em um canto lendo sozinho. 

2 – Escolha livros que ensinem algo novo 

Livros para bebês e crianças em idade pré-escolar tendem a se concentrar em conceitos básicos, como o alfabeto, sentimentos ou amizade, além de usar repetição, fonética e outras ferramentas de alfabetização para prepará-lo para a leitura. 

Para uma criança mais velha, considere como um livro desenvolverá sua compreensão e vocabulário, bem como os temas e possibilidades que ela aprenderá lendo.

3 – Tema atraente

Como regra geral, quanto mais jovem a criança é, mais as histórias precisam falar sobre suas experiências de vida. Conforme ele envelhece, a fantasia se torna mais importante. Deixe que os interesses dele o guiem e seja criativo em suas escolhas. 

Ele é um fã de dinossauros? Experimente um livro de imagens de dinossauros rimados na hora de dormir e, para leitura solo, ofereça a ele um livro de não ficção sobre escavações arqueológicas.

Os livros do Todolivro contam com separação por idade e com temáticas que atraem crianças por seus gostos. Que tal conferir as recomendações para o seu filho? Clique aqui e conheça a Todolivro.

4 – Livros com texto e ilustrações de qualidade

Esta é uma reação instintiva. Nos livros ilustrados, procure ilustrações que chamem a sua atenção e personagens familiares que prenderão a atenção dela. Suas escolhas devem convidá-la a apontar, tocar e falar sobre as fotos. 

Verifique também se há livros que pareçam divertidos de ler em voz alta. Se ela gosta de repetir palavras e frases em voz alta, poesia ou histórias sem sentido são uma ótima escolha.

5 – Aposte no que a criança já gosta

Se você sabe que seu filho mais velho gostou de um determinado autor, ilustrador ou série no passado, escolha títulos dos mesmos criadores. A escolha dos vencedores do prêmio também o ajudará a selecionar livros de alta qualidade.

Com essas dicas fica bem mais simples de escolher uma boa leitura para uma criança.

Para conferir uma ótima seleção de livros de qualidade, confira os livros do TodoLivro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.