Vitamina D e sua  importância para a saúde feminina em suas diferentes fases da vida 


  Vitamina D e sua  importância para a saúde feminina em suas diferentes fases da vida

A vitamina D é uma espécie de hormônio que, entre outras funções no corpo, atua na conservação do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sanguecontribui para o metabolismo de gordura e liberação do hormônio regulador de apetite. Quando absorvida na dose certa, previne doenças neurológicas, cardiovasculares, óssea e ainda está associada à redução dos sintomas de transtorno de humor e depressãoEssencial para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso corpo, é imprescindível que esteja presente nas diversas fases da vida. No mês da mulher, o médico Marcelo de Paula esmiuçou o assunto para evidenciar a importância da ação desse hormônio em cada período da vida, principalmente, na saúde feminina. 

Infância: a vitamina D nos primeiros anos de vida


Nesta fase da vida as necessidades de vitamina D são muito parecidas em meninos e meninas. Há um estágio crítico durante a fase de maior crescimento (até os 3 anos), na qual as necessidades de vitamina D são maiores. Nesse momento, a sua deficiência pode levar ao raquitismo -- doença que provoca graves deformidades ósseas pela falta de cálcio.



Adolescência a vida adulta: vitamina D em fases de intensas mudanças

Da mesma forma que na infância, na adolescência há um período de crescimento acelerado, o estirão. Nessa fase da vida a deficiência é mais rara, pois o adolescente se expõe mais ao sol. Contudo, com a maior urbanização, menos tempo ao ar livre e a utilização correta  de  protetores solares, o risco da deficiência vem aumentando. Essa deficiência afeta o metabolismo ósseo e pode contribuir para estados de sub-fertilidade, Síndrome dos Ovários Policísticos e endometriose. Além disso, os níveis baixos de vitamina D pioram os resultados da fertilização in vitro.

Gestação: a vitamina D presente no período de transformação da mulher em mãe

Uma metanálise, publicada na revista médica British Medical Journal, em março 2013, demonstrou que quando os níveis de vitamina D na gestante estão abaixo do normal, existe maior risco de pré-eclâmpsia, diabetesgestacional, baixo peso fetal, vaginose bacteriana, complicações de parto com necessidade de cesariana, aumento do risco de doenças autoimunes como a esclerose múltipla, diabetes juvenil, autismo e doenças psiquiátricas (esquizofrenia na adolescência).

Menopausa: a importância da vitamina D no período de maior cuidado na vida da mulher

A Vitamina D tem papel fundamental na manutenção dos níveis normais de cálcio e fósforo no sangue. Esses níveis normais são fundamentais para a correta mineralização óssea, contração muscular, condução dos impulsos nervosos e o funcionamento normal das células como um todo. Essas alterações podem ser bastante significativas para a mulher. De acordo com o especialista, a baixa quantidade deste mineral nos ossos causa sua fragilidade, a osteoporose. Mais comuns nas mulheres do que nos homens, a doença afeta mais de 200 milhões de mulheres no mundo -- cerca de 1/3 entre 60 e 70 anos e 2/3 acima de 80 anos. A reposição de vitamina D em idosos melhora o tônus muscular, reduz a incidência de queda e de fraturas.


“O Brasil, embora ensolarado, apresenta alta incidência de hipovitaminose D. A proteção solar com FPS baixo, como 15, diminui a síntese de vitamina D3 em 99% e a recomendação médica é justamente essa: que o sol não seja a prioridade na absorção da vitamina D pelos diversos danos que pode causar à nossa saúde. Hoje no mercado existem outras formas de equilibrar os níveis inadequados de vitamina D no organismo. Estima-se que aproximadamente 80% da população do meio urbano estejam com os níveis abaixo do esperado, suscetíveis a doenças como diabetes, aterosclerose, infecções respiratórias, problemas gástricos e até mesmo alguns tipos de câncer. Para saber se você precisa de algum tipo de suplementação, procure seu médico. Um simples exame de sangue pode demonstrar se os níveis desta vitamina no seu corpo estão adequados”, explica o médico.

Agora vamos aos benefícios comprovados da vitamina D


Fortalece os ossos: A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. Um exemplo da importância da combinação dessas duas substâncias é que sempre que a recomendação de suplementação de cálcio é recomendada ela é feita juntamente com a vitamina D para atuar na absorção do mineral. 

Protege o coração: A vitamina D participa do controle das contraçoes do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue pelo corpo. A falta de vitamina D pode levar o acumulo de cálcio na artéria, favorecendo o risco de formação de placas. Então as chances de desenvolver doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, derrame e infarto são maiores em pessoas com deficiência de vitamina D.

Previne gripe e resfriado: Este benefício tem sido estudado com base em alguns problemas causados pela falta de vitamina D. Crianças com deficiência de vitamina D tem mais chances de desenvolver infecções respiratórias. Já adultos com menores quantidades de vitamina D contraem mais resfriados e problemas no trato respiratório.

Previne e ajuda no tratamento do câncer: A falta de vitamina D favorece 17 tipos de câncer, como os de mama, próstata e melanoma. Isto ocorre porque a substância participa do processo de diferenciação celular, que mantém as células cardíacas como células cardíacas, as da pele como da pele e assim por diante. Desta maneira ela evita que as células se tornem cancerosas. Além disso, a vitamina D ainda promove a autodestruição das células cancerosas.

Como obter a vitamina D


Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
Ao se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar o filtro solar. Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Para evitar o câncer de pele, após os 15 a 20 minutos recomendados para obter a vitamina, passe o protetor solar.
As janelas também atrapalham a absorção da vitamina D. Isto porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros.


Depois dessas dicas vamos todos tomar mais vitamina D pois faz muito para a nossa saúde.

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