Desfralde - Quando começar o desfralde do seu filho


3 de jan de 2017


Desfralde - Quando começar o desfralde do seu filho





Desfralde - Quando começar o desfralde do seu filho


O desfralde tem mais chances de sucesso se começar quando a criança realmente já tem capacidade física para segurar as necessidades (ou seja, tem controle esfincteriano). 

Há crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, mas outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.



Você talvez já tenha ouvido falar que meninos costumam demorar mais para largar a fralda que as meninas, o que é verdade em boa parte dos casos. E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com meninos que já tenham irmãos.





Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo de desfraldamento, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todo mundo.

A primeira coisa a fazer, portanto, é conferir essas dicas para ver se seu filho  está mesmo pronto. Se você acha que sim, ótimo. Agora o importante é iniciar o processo num momento bem propício.

Verifique se a rotina do seu filho está tranquila, sem grandes mudanças à vista. Novidades na escola ou na família tendem a atrapalhá-lo. Preste atenção também para ver se ele dá abertura para essa grande mudança. O ideal é que ele não mostre resistência quando você mencionar o assunto.

Agora vamos as dicas:


Sinais de que a fralda incomoda 


Muitas crianças arrancam a própria fralda, outras se negam a coloca-la, outro grupo também avisa imediatamente o cuidador quando fez pipi ou cocô. Esses são sinais de que a fralda está incomodando e de que pode ser a hora de começar a tirá-la.

Se vocês já não fazem isso em casa, deixe que seu filho veja o pai  fazer  xixi. Mas deixe que ele veja a mãe também. Ele vai notar que há diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como os meninos usam o banheiro.

Aproveite a melhor época do ano 

Com a chegada do verão, muitos pais começam a pensar na ideia, já que nesse período do ano, as crianças usam roupas mais leves e, normalmente, os pais estão férias.
De noite depois –tire a fralda noturna quando ela amanhecer seca por vários dias. Prepare-se para as escapadas e não desista!

Deixe ser divertido 

Leve a criança para escolher o penico ou adaptador para o vaso. Compre também calcinhas e cuecas e incentive a usar sem a fralda.

Envolva todo mundo 

Todos os que convivem com a criança, seja em casa ou na escola, se for o caso, devem passar as mesmas instruções e agir do mesmo modo. Converse antes com todos!

Cada coisa em seu lugar 

Use sempre o penico no banheiro e fique por perto, conversando, contando histórias e comemorando dando tchau na hora da descarga.

Conte com o apoio de livros divertidos 

Algumas obras infantis contam historinhas que relatam de forma simples e divertida o processo de desfralde. Um desses livros é o famoso “O que tem dentro da sua fralda”.

Para eles 

Se seu filho é menino, ensine primeiro a fazer xixi sentado e depois em pé. As duas coisas juntas podem ser demais para eles

Para elas 

È uma menina? Então desde sempre ensine a menina a se limpar da forma correta, sempre de frente para trás.

Menos líquido 

No começo, até que seu filho saiba melhor controlar a vontade de fazer xixi, evite dar muito líquido antes de um trajeto longo de carro ou antes da criança ir dormir. Isso evita acidentes quando o banheiro não estiver tão por perto.

Na época do desfralde, é melhor não usar macacões ou cintos. Coloque uma roupa que a própria criança consiga abaixar para usar o penico.

Controle na medida 

Ensine a controlar o xixi, mas não a segurá-lo por muito tempo. Essa ideia de passar muito tempo sem ir ao banheiro é ruim até pra gente, adulto, e pode causar infecções urinárias. Então é melhor que seu filho nem aprenda um hábito ruim desses.

Manter uma rotina

Ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.

Trabalhar com bonecas que "fazem xixi" e demonstrar em um peniquinho para toda turminha.Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!

Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto

Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro.
Faça a festa quando as fraldas forem embora de vez.

Parabéns, seu filho já está grande! 

Elogie-o muito e deixe-o dar o resto do pacote de fraldas para um priminho menor, ou para outra criança mais nova. 

E comemore você também! Nada mais de troca de fraldas! Bom, você ainda tem de ajudá-lo a se limpar na hora em que ele berra "Acabeeeeei!" lá do banheiro, mas isso é outra história... 


Espero que essas dicas ajudem todas as mamães nessa fase do desfralde, usei essas tecnicas com o meu filho ano passado e deram super certo.

Deixe seus comentários sobre como foi o desfralde por aí.

9 comentários:

  1. Adorei o Post, as dicas Dicas ótimas, aqui esperei ele mostrar interesse para tornar algo mais fácil principalmente para ele, e em uma semana já não tínhamos mais fraldas durante o dia e nem a noite

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, estou nessa fase com meu filho de 2 anos e meio, vou aplicar essa dicas e ver no que dá. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Mari amei suas dicas. Por aqui estamos começando aos poucos, sem pressa e no tempo dele. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estamos no fim do desfralde e toda dica é válida viu, amei o post me auxiliou demais.

    Nossasaogemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!!! Aqui só falta o desfralde noturno, mas sinto que está perto de acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Estou nesta fase bem agora! Li com atenção cada palavra, obrigado!! Mas confesso que não está fácil não, desfraldar trigêmeas.... Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir
  7. Sandra oliveira souza10/08/2017 12:08

    ola parabens pelo blog, eu comprei um troninho na loja www.imperialkids.com.br meu filho adorou.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem 1 e 6 meses e já começou a pedir pra fazer cocô, filha unica...achei tão lindo...rs

    ResponderExcluir