Contar histórias - Sete bons motivos para se contar histórias


23 de jan de 2017


Contar histórias - sete bons motivos para se contar histórias para as crianças



7 bons motivos para se contar histórias para as crianças

Fonte: Pexels


Contar histórias é uma das mais antigas tradições humanas. Por milênios as pessoas se reuniram e passaram valores, tradições e lendas para as novas gerações através da narração de histórias. Mas com o ritmo cada vez mais acelerado do mundo hoje em dia, infelizmente, essa é uma arte que vem se perdendo.

Em meio a rotinas agitadas, às vezes é difícil para os pais acharem tempo para se sentar com seus filhos e contar uma boa história infantil. Mas será que isso ainda é importante? E quais são, exatamente, os benefícios de se narrar histórias para as crianças? Confira a seguir sete bons motivos pelos quais você deve ler regularmente para os seus filhos:


1.   Moldam nossa visão de mundo 


A maioria das crianças pequenas costuma viver num círculo social bastante restrito. Já as histórias infantis frequentemente incluem diferentes costumes e modos de se fazer as coisas. Assim, ler histórias abre as mentes das crianças para outras culturas e filosofias de vida. Além do mais, é uma ótima maneira de lhes apresentar lugares distantes, pessoas extraordinárias e situações esclarecedoras para expandir e enriquecer seu universo.


2.   Transmitem valores 


Da mesma forma, as fábulas e contos de fadas carregam preciosos valores para serem transmitidos de pais para filhos, já que ajudam a mostrar para as crianças o que é certo e o que é errado – não através de ensinamentos diretos, mas por assimilação. Essas narrativas sempre trazem a conclusão de que o bem triunfa sobre o mal. E apesar disso nem sempre acontecer no mundo real, a lição é simples e valiosa: procure agir como o herói, não como o vilão, e espere pelo melhor.

3.   Desenvolvem o pensamento crítico 

Já algo que sempre acontece no mundo real e que as histórias são excelentes em mostrar para os pequenos é que é preciso aprender a analisar o mundo ao seu redor e fazer escolhas. As crianças veem as consequências das decisões dos personagens e aprendem que o que acontece com elas também depende do que escolhem: se fizerem as certas, tudo vai ficar bem. Da mesma forma, se uma história é engraçada, triste, assustadora ou estranha, ela fornece pistas para a reflexão. 

4. Ensinam a lidar com os sentimentos 

Ouvir histórias também auxilia as crianças a lidar com os medos e problemas que enfrentam no seu dia a dia, ajudando-as a comunicá-los e a chegar a resoluções. Uma história infantil pode servir como via para resolver os conflitos das crianças sem que seja necessário falar pessoalmente delas mesmas. Por exemplo, quando você lê uma história infantil sobre outra criança (ou animal) que tem medo do escuro, ajuda o seu filho a ver que é normal ficar com medo quando as luzes se apagam.

5.   Alimentam a imaginação

A imaginação infantil é uma coisa única e poderosa. E ela não é usada apenas para inventar brincadeiras e jogos, como também é um fator chave para desenvolver o mundo interior da imaginação e pensamento criativo – o que pode muito bem acabar definindo o tipo de educação, carreira e vida que ela terá no futuro. Ouvir histórias também nos presenteia com a curiosidade para aprender coisas novas e experimentar outros lugares.


6.   Tornam as crianças mais empáticas

Crianças que têm contato regular com ficção conseguem decifrar mais facilmente as outras pessoas, já que entendem que elas podem ter diferentes pensamentos e sentimentos do que nós – algo essencial para se ter empatia. Essa capacidade é ainda mais aguçada quando os pais fazem perguntas sobre a história como "Por que você acha que esse personagem fez tal coisa?”. Isso ajuda as crianças a refletir e compreender as motivações dos outros.

7.   São, claro, muito divertidas! 

Por último, mas não menos importante, tanto contar como se ouvir histórias é uma baita diversão. Alguns dos melhores momentos que você vai ter com uma criança - seja como pai, avó, irmão mais velho ou tia - é a cumplicidade de compartilhar uma história. E, do ponto de vista da criança, essa vai será uma das mais belas memórias que ela terá à medida em que cresce.

Viu só, bons motivos não faltam para se contar histórias para as crianças! Que tal então tornar a contação de histórias uma rotina na sua casa?

Depois venham me contar como está sendo essa nova experiência. 


Esse post foi elaborado pela colaboradora do Blog Cecilia.

5 comentários:

  1. Uma boa história é capaz de transformar pessoas. As crianças ao terem contato com este momento com certeza estarão mais preparadas para enfrentar o mundo. E a parte da diversão que você mencionou é o melhor presente

    ResponderExcluir
  2. Sempre conto histórias para a minha boneca acho muito impostante mais não sabia o quanto assim
    bjs

    ResponderExcluir
  3. nos divertimos muito, aqui toda noite é dia de historias, mas claro que durante o dia quando saimos ou brincamos sempre inventamos histórias, mundos paralelos, faz de conta, nos divertimos

    ResponderExcluir
  4. Mari, ler é maravilhoso. Sempre li e agora incentivo JP na leitura. Ele ama os livrinhos dele, as gravuras que tem e já consegue me contar as histórias. Bjo

    ResponderExcluir
  5. Aiiii faz tempo q não leio um post que amasse tanto! Super concordo e postaria igual no meu blog!! Acho essencial passarmos valores para nossos filhos. São a nossa verdadeira herança para eles! Beijos mari

    ResponderExcluir