Olá pessoal,

Quem ai ama carne de panela com batata? Eu amo :) e que tal inovar preparando essa carne com vinho... hummmm já me deu água na boca.

Vamos aprender a preparar essa delícia na receita abaixo preparado com muito carinho pela colunista Joana Teixeira da Mavens.


Carne de panela com batata ao vinho




A carne de panela com batata é uma receita bem tradicional e, com certeza, o acompanhamento perfeito para um prato com arroz e feijão.

A receita de carne de panela com batata, que pode ver aqui, dispensa apresentações! Presente em diversos lares brasileiros, ganhou destaque por ser muito simples de ser feita – além de ser muito saborosa. Não é uma receita que exige a utilização de ingredientes nobres, muito pelo contrário, utiliza apenas itens simples, de baixo custo e fácil acesso.

 

Porém, na receita de hoje vamos dar uma sofisticada e fazer algo um pouquinho diferente: adicionar vinho tinto durante o cozimento da carne, o que dará muito mais sabor a sua carne de panela com batata. Para esta receita aconselhamos vinho tinto seco da uva Shiraz, que além de dar um gostinho delicioso, também ajuda no cozimento, deixando assim a carne mais macia.



Ingredientes:

     1 colher de sopa de óleo
     2 cebolas pequenas picadas
     2 dentes de alho
     1 bife de acém cortado em cubos
     2 colheres de sopa de extrato de tomate
     3 cubos de caldo de carne
     480ml de água fervente
     240ml de vinho tinto seco
     4 batatas cortadas em cubos
     1 mandioquinha média cortada em rodelas
     1 cenoura cortada em rodelas
     Cheiro verde à gosto


Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar, depois adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.
Acrescente a carne, tempere com sal à gosto e frite por cerca de 5 minutos, juntando o extrato de tomate e refogando por mais 2 minutos, depois reserve.

Adicione o vinho até cobrir a carne – se quiser pode usar água para completar – tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 40 minutos.
Depois retire a panela do fogo e espere sair todo o vapor, abra com cuidado e verifique o ponto da carne, e se necessário, termine o cozimento com a panela destampada.

Adicione a cenoura e a mandioquinha e deixe que cozinhem. A batata deve ser adicionada um tempo depois, já que tem um tempo de cozimento menor, assim ela não fica muito mole e se desfazendo, nem os outros legumes ficam muito crus.

Para finalizar, é só juntar o cheiro verde e servir. Reserve um pouco dessa erva também para decorar o prato.




A carne de panela com batata é a melhor e mais famosa sugestão de acompanhamento para o dia a dia. E seguindo a nossa receita você dará um toque de sofisticação, transformando-a em um prato perfeito para alguma ocasião especial, ou apenas para um almoço de domingo com um toque diferente!

Bom apetite!

E deixe seus comentários.






6 Comentários

  1. Deu água na boca. Crianças e gestantes podem comer também, ou é melhor evitar por causa do vinho?

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. parece delicioso. Amo carne de panela e essa receita sem dúvidas me agradou. Vou tentar fazer! kkk

    ResponderExcluir
  3. Boa ideia, eu pensei que fosse muito mais difícil fazer carne de panela. Agora ficou mais fácil. Eu que to aprendendo a cozinhar foi arriscar fazer.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu amo carne de panela com batata, mas nunca fiz com vinho!
    Vou anotar a receita para fazer aqui!
    Bjãoo

    www.maternizando.com

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, eu ano! Vou fazer!!!

    ResponderExcluir