Benefícios do zinco na alimentação das crianças


14 de nov de 2016


Olá queridos,



Benefícios do zinco na alimentação das crianças

Benefícios do zinco na alimentação das crianças


Carne bovina, peixes, aves, frutos do mar, entre outros, são grandes fontes de zinco 


A alimentação das crianças está entre as principais preocupações dos pais quando o assunto é a saúde dos pequenos. Por isso, equilibrar as refeições e manter as quantidades adequadas de vitaminas e nutrientes é muito importante para manter as crianças saudáveis, e o zinco desempenha um papel essencial nesse processo.

Mais de 300 enzimas do corpo humano dependem do zinco para funcionar adequadamente. O mineral é essencial para muitas funções do organismo, entre elas, ajuda na cicatrização de lesões na pele, digestão e interfere na produção de hormônios como o do crescimento, corticoesteroides, insulina, sexuais entre outros, também previne a perda de cabelo, além de fortalecer o sistema imunológico.


Por outro lado, a ausência ou baixo consumo de alimentos com zinco pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento das crianças e causar alterações na língua que prejudicam o paladar, levando à falta de apetite e à redução do olfato e do paladar. 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas das maiores causas de morte infantil no mundo são diarreia - que ainda responde por 18% das mortes entre crianças no mundo -, Pesquisas recentes mostram que o suplemento de zinco pode reduzir a incidência e a gravidade da diarreia e das doenças respiratórias.

Como o organismo não produz zinco, é preciso acrescentar na dieta alimentos com o mineral, presente em maiores quantidades em farinha de trigo integral, nozes, carnes bovinas, peixes, aves e frutos do mar.


Segue abaixo infografico para entender um pouco mais sobre zinco:

Benefícios do zinco na alimentação das crianças

Agora que já sabem todos os benefícios do zinco não se esqueçam de incluir esses alimentos na sua dieta e na do seu filho.

Bjs.


5 comentários:

  1. Desconhecia algumas fontes de zinco e também não sabia o quanto a falta dele pode ser prejudicial!

    ResponderExcluir
  2. Sempre Muito bom eclementar as dicas de alimentação, Amei seu conteúdo Mari..
    me tirou umas dúvidas existentes... Bjus lindaaa

    ResponderExcluir
  3. Ual Mari, não conhecia sobre essa informação. JP come muito feijão e abobora, ele ama. Realmente precisamos estar sempre atentas à alimentação dos pequenos. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótimas informações, Lorenzo ADORA feijão!!!

    ResponderExcluir