Sobremesas funcionais a paciente com câncer de mama


28 de out de 2016


Olá queridos,


Sobremesas funcionais a paciente com câncer de mama




A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em prol da campanha Outubro Rosa, ensina sobremesas funcionais às pacientes de câncer de mama na Oficina de Culinária promovida pela instituição. 

A ideia surge para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia, como perda de apetite, incentivando a alimentação adequada e melhores resultados no tratamento. As receitas tem as cores da campanha para reforçar a importância da prevenção da doença.

 

Nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo ensina receita funcional de cheesecake com calda rosada de maçã e beterraba

Além da sobremesa, também é ensinado um bolo de frutas com aveia e nozes durante a oficina de culinária com degustação para pacientes com câncer de mama em homenagem ao Outubro Rosa.


Os tratamentos para combater o câncer de mama, como quimioterapia e radioterapia, podem provocar efeitos colaterais como perda de apetite, boca seca e rachaduras nos lábios. A alimentação adequada é uma importante aliada para amenizar esses sintomas, trazendo benefícios para o sistema imunológico e contribuindo para melhores resultados no tratamento.

A equipe de Nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo promoveu uma oficina de culinária com pacientes em tratamento de câncer de mama no hospital para ensinar receitas leves e desenvolvidas com ingredientes funcionais, em uma ação divertida e educativa.



A oficina de culinária é um projeto que existe na Beneficência Portuguesa de São Paulo há 4 anos, e começou na Pediatria. "A ideia é que, sob a supervisão de nutricionistas do hospital, as pacientes aprendam a fazer sua própria comida a partir de escolhas mais qualificadas. Os pratos da oficina desse mês são das cores da campanha Outubro Rosa, preparados com alimentos que trazem ganhos à saúde. As sobremesas são bonitas e apetitosas para homenagear as mulheres que estão lutando contra a doença, reforçar a importância da prevenção e do tratamento", afirma Erica Line de Oliveira, responsável pela oficina de culinária da Oncologia e nutricionista clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Por serem mais saudáveis, menos gordurosas e menos calóricas, as receitas podem ser repetidas em casa e consumidas por qualquer pessoa. Confira as receitas abaixo.

Sobremesas funcionais a paciente com câncer de mama

  
Cheesecake com cobertura de maçã
Rendimento: 10 porções

Ingredientes da massa:
400g de ricota fresca
1 colher de sopa de fécula de batata
200 ml de iogurte desnatado
2 colheres de sopa de mel
2 ovos

Modo de preparo:
Numa batedeira, coloque o iogurte, os ovos, o mel e a fécula. Depois de bater até que vire uma mistura homogênea, acrescente aos poucos a ricota até que os grumos desapareçam. Coloque a mistura em uma forma untada com azeite e leve para assar por 50 minutos. Leve à geladeira para esfriar.

Ingredientes da geléia de maçã

1 beterraba
2 litros de água fervente
1 xicara de chá de açúcar demerara
4 maçãs

Modo de preparo:
Descasque a beterraba, corte em pedaços grandes e leve para cozinhar nos 2 litros de agua fervente por aproximadamente 1 hora. Retire a beterraba e separe 400 ml da agua que sobrou do cozimento. Em uma panela, coloque a água da beterraba e adicione o açúcar, mexendo por 5 minutos. Depois adicione a maçã picada em cubos e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Leve à geladeira para esfriar e sirva sobre a cheesecake na hora de ir à mesa.

Sobremesas funcionais a paciente com câncer de mama


Bolo de frutas
Rendimento: 10 porções de 100g

Ingredientes da massa
6 bananas nanicas
3 ovos
¾ de xicara de óleo

Ingredientes da mistura
1 xícara de uva passa
1 xícara de ameixa seca
1 xícara de nozes
1 xícara de maçã picada
1 xícara de aveia
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ingredientes da massa (bananas, ovos e óleo) e reserve. Em uma tigela, coloque as frutas picadas e misture a farinha de trigo, a aveia e o fermento. Junte a massa do bolo que estava reservada à mistura feita com as frutas com uma colher e coloque para assar em forma untada a 180 graus. Decore o bolo com frutas secas antes de servir. 

Espero que gostem.


5 comentários:

  1. Que iniciativa linda e que receitas deliciosas!
    Melhor ainda quando elas vão ajudar a amenizar os efeitos pra quem tanto sofre!

    ResponderExcluir
  2. Delícias de receitas e ótima iniciativa de ajuda às mulheres que precisam tanto deste carinho.
    Beijos, www.blogbabylo.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa Mari que bacana! As receitas parecem ser deliciosas!

    ResponderExcluir
  4. Karen Cezar31/10/2016 14:12

    Acho que não somente pacientes com Cancêr podem ser adptos desta alimentação isso vale para todos nós que consiste em não pensar em uma alimentação saúdavel, pois não sabemos nosso dia de amanhã...!!!

    ResponderExcluir
  5. Que incrível essa iniciativa, amei. As receitas me parecem deliciosas e fáceis de fazer. Vou tentar. Beijos

    ResponderExcluir