Mitos e Verdades sobre gripe e resfriado


17 de out de 2016


Ola queridos,


Mitos e Verdades sobre gripe e resfriado



Faça chuva ou faça sol, crianças e adultos estão propensos a gripes e resfriados, que podem surgir durante qualquer época do ano. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe afeta de forma grave 3,5 milhões de pessoas anualmente. E os sintomas e tratamentos podem confundir um pouco os pais e responsáveis. Mas o que é mito e o que é verdade quando se fala no assunto?


Apesar de serem causados por vírus, gripe e resfriado são doenças distintas. O resfriado é causado por mais de 200 tipos de vírus, entre eles o rinovírus e o coronavírus, e não há vacina até o momento. Já a gripe pode ser causada por vírus como o influenza, H1N1 e H2N3. No resfriado, os sintomas tendem a ser mais brandos do que os da gripe, e consistem em dor de garganta, coriza nasal, espirros e febre baixa, quando presente. Geralmente não causa mal-estar e o indivíduo não interrompe suas atividades rotineiras. Já a gripe causa bastante mal-estar, febre alta (acima de 38º C), tosse, coriza nasal, dores no corpo e exige repouso.



Ambos podem ser transmitidos pelo ar – principalmente em locais fechados e sem ventilação – ou por meio do contato com pessoas ou objetos contaminados, como brinquedos, talheres, entre outros, e acometem mais as crianças, que podem estar com o sistema imunológico mais frágil e, por isso, mais suscetíveis a contrair esse tipo de enfermidade.

Segue abaixo alguns mitos e verdades sobre gripe e resfriado:

MITOS

Espirro é sinônimo de gripe? Espirros podem estar presentes não só em gripes, mas também em resfriados e até mesmo alergias respiratórias, como a rinite alérgica.

Rinite está sempre relacionada ao resfriado? Apesar dos sintomas, a rinite é uma doença alérgica que não está relacionada com resfriado, que é viral.

Vitamina C previne gripes e resfriados: A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas não tem relação direta com os vírus da gripe e do resfriado.

O resfriado é causado por centenas de vírus, não apenas por um. Isso significa que, se ficamos imunes a um, futuramente outro poderá nos infectar. Durante a vida, adquirimos vários resfriados por conta deste fenômeno.

No inverno, há tendência de existirem aglomerações maiores de pessoas e esta proximidade viabiliza a proliferação do vírus. Ele não é o causador, mas cria condições para a disseminação da doença. Para que uma pessoa contamine outra ao tossir, espirrar ou falar é preciso que entre elas exista uma distância de, no mínimo, 90cm.

VERDADE

O resfriado é uma doença provocada por inúmeros vírus? Vários tipos de vírus podem causar o resfriado, mas somente um de cada vez. Se a pessoa contraiu um resfriado, este resfriado é causado por um único vírus e o sistema imune tem a capacidade de reconhecer os vírus que já causaram infecção ao organismo pelo menos uma vez, assim a memória imunológica da criança vai sendo construída.

Crianças ficam mais gripadas? As crianças são as que mais sofrem com as gripes e os resfriados, pois seu sistema imunológico ainda não foi exposto a tantos agentes externos (como vírus e bactérias) assim como o do adulto. Devido a isso, a memória imunológica do seu organismo ainda se encontra um pouco restrita, e por isso pode contrair doenças virais com mais facilidade. Contudo este cenário tende a mudar à medida que a criança tem contato com mais agentes externos.

A mão pode ser veículo de transmissão do vírus? Quando a pessoa está gripada ou resfriada, tende a levar a mão ao rosto com frequência. Até mesmo quando vai fazer a higiene nasal, o vírus pode ficar vivo durante alguns minutos. Quando a pessoa dá a mão para outra e esta leva a sua ao rosto, pode contrair a doença.

Posso adoecer se ficar perto de uma pessoa gripada ou resfriada? A gripe é transmitida principalmente por gotículas que eliminamos durante a tosse ou espirro e por contato com superfícies contaminadas por estas gotículas. É muito frequente colocarmos a mão na boca, ouvido, nariz, e se sua mão estiver contaminada após tocar em superfícies não limpas estes vírus podem ser levados à mucosas da boca ou nariz e assim desenvolvermos a doença.


Se expor a friagem ajuda a pegar gripe ? Mudanças bruscas de temperatura podem levar à alterações na imunidade local da orofaringe e região nasal e podem favorecer a aquisição e desenvolvimento de quadro virais,portanto não é mito que mudanças de temperatura provocam gripe.

Deixe seus comentários.


5 comentários:

  1. Mari adorei o post super informativo!
    Muitas coisas não sabia rsrs
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantes os mitos, principalmente quando você diz sobre a rinite. Eu tenho e já ouvi muitos falarem que eu vivo gripada. Adorei mari. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou bem alérgica! Tenho Rinite e confundo sim, com gripe! Mas descobri com seu post que estou resfriada hoje! e não gripada!kkkkk beijossss

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive renite e sinusite e fiz um tratamento muito bom. De lá para cá tenho pego resfriados que até esse post achava que eram gripe. Que complicado.

    nossasaogemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu post!!! Principalmente em relação ao mitos, quantas bobagens a gente toma por verdade né? rs

    ResponderExcluir