Exercícios para você fazer em casa


25 de ago de 2016


Oi queridos,


Àpos a maternidade arranjar um tempinho para fazer exercícios é dificil não é mesmo? Até porque estamos nós adaptando a nova rotina e acabamos muitas vezes nós deixando de lado.Antes da maternidade tinhamos mais tempo de ir para a academia, salão de beleza e ter exclusivamente um tempinho só para nós, mas só porque somos mães não vamos nós cuidar?


Muitas mamães ganham mais de 9 quilos na gestação e realmente ficamos muito deprimidas pois as roupas não servem mais e isso acaba nós desmotivando, sei exatamente como é pois passei por isso rsrsrs, é por isso que trago alguns exercícios que vocês podem fazer em casa ou em qualquer lugar que estiver um espacinho, você vai ficar mas disposta e ainda irá perder aqueles quilinhos a mais.





Bora conferir:

Exercícios para você fazer em casa

Burpee

O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás. Então vem o movimento de flexão (push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braço para o alto.
O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço; quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha devido ao agachamento e o salto; abdômen, flexores do quadril e lombar devido a sustentação, flexão e agachamento bem como no movimento de jogar as pernas para trás e para frente.
Uma variação boa para quem está iniciando a prática, é fazer sem a flexão de braços e sem os saltos.
Beneficios:
  • ·         coordenação: são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e controle corporal;
  • ·         força: sim pode aumentar sua força, principalmente se você não aguenta o peso do seu próprio corpo;
  • ·         explosão (potência): o burpee clássico contém saltos em sua execução, movimentos rápidos de perna, abdômen e braço e consequente aumento de explosão muscular desses membros;
  • ·         resistência: após um período de treino, em vez de ganhar força seu corpo passa a ganhar resistência e você aguentará por mais tempo;
  • ·     treino aeróbio: há profissionais que indicam fazer o burpee por 15 minutos como atividade aeróbica. O burpee clássico é conhecido por ser de alta intensidade, assim, para fazê-lo como cardio é preciso adaptá-lo.


Exercícios para você fazer em casa


Agachamento

È o ato de, iniciando em uma posição neutra em pé, descer o corpo em uma contração excêntrica dos membros inferiores com o quadril quebrando a paralela, e retornar em uma concêntrica à mesma posição. Em outras palavras, baixar o quadril até próximo ao chão flexionando os joelhos e mantendo o tronco ereto.

Beneficios:
  • Aumento do tônus muscular,
  • Diminuição de flacidez,
  • Correção de postura,
  • Diminuição do tempo de treino devido à praticidade,
  • Queima de gorduras localizadas,
  • Enrijecimento de pernas,
  • Enrijecimento de coxas.

Exercícios para você fazer em casa


Prancha Abdominal

A prancha abdominal é um exercício que foca na manutenção da postura e trabalha o core, o centro do corpo, principalmente a musculatura do abdômen. A versão clássica, com mãos e pontas dos pés apoiadas no chão, exige apenas foco e concentração para manter a coluna reta e continuar respirando normalmente.

Beneficio:

A prancha abdominal aprimora a capacidade do indivíduo de sustentar o peso do próprio corpo com a musculatura do core. O trabalho é feito sem mover a coluna nem o tronco, evitando forçar e machucar outras membro e grupos musculares.


Exercícios para você fazer em casa


Exercicio ponte:

Deite de barriga para cima (decúbito dorsal) com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão e com os braços posicionados ao lado do corpo. Garanta que os ombros e pescoço estejam relaxados e que os joelhos e pés estejam paralelos
Beneficios
o    Melhora da força muscular de glúteos e músculos posteriores da coxa: além do benefício estético procurado por muitas mulheres, fortalecer estes músculos é fundamental para a melhora do equilíbrio e prevenção de quedas em pessoas idosas.
o    Alongamento dos músculos flexores de quadril (iliopsoas e quadríceps):estes músculos estão frequentemente encurtados na grande maioria das pessoas, principalmente nas que permanecem muito tempo sentadas. Além disso, estes músculos podem estar encurtados em pessoas com hiperlordose lombar (acentuação da curvatura da região lombar da coluna vertebral)
o    Melhora da estabilidade de quadril e tronco: ao ter que sustentar a posição de elevação do quadril, podemos observar se existem desequilíbrios de força e portanto solicitar ao aluno(paciente) que mantenha o quadril alinhado, o abdomem e glúteos contraídos. Isto irá melhorar a força e sinergismo dos músculos do tronco e quadril, necessário para a realização das nossa atividades funcionais e de grande parte dos esportes.
o    Melhora da mobilidade de coluna vertebral: ao atentarmos para a subida e descida do tronco em movimentos que “arredondam” a coluna (subir ou descer vértebra por vérebar) melhoramos a percepção de que cada região da coluna pode ser mobilizada separadamente, melhorando sua flexibilidade e funcionalidade. Já dizia Joseph Pilates: “A man is only as old as his spine is inflexible”, ou seja, sua idade está totalmente associada à flexibilidade de sua coluna vertebral.
o    Correção de desalinhamentos de joelhos e pés: os exercícios com apoio dos pés no chão (chamados de exercícios em cadeia cinética fechada) são indicados para corrigir ou melhorar o alinhamento das articulações já que o movimento de uma articulação está associado com o movimento das demais. Por isso surgem algumas compensações durante a execução do movimento como afastamento das pernas ( que devem manter-se paralelas) ou apoio incorreto dos pés como tirar os dedos do chão ou apoiar apenas na borda lateral dos pés.

Com esses exercícios vocês vão ficar em forma, disposta, com mais saúde e muito feliz.

E ai vamos juntas?
Bjs


14 comentários:

  1. Eu gosto de fazer vídeos de exercícios em casa!
    Ajuda tanto quanto uma academia e pra gente que é mãe é a melhor coisa do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses exercícios, aqui fazia ( pretendo voltar...rs) muito Jump, agachamento e ponte,
    a prancha abdominal não consigo de jeito nenhum....kkkkk

    bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei MAri, só preciso perder a preguiça, kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Sou muito preguiçosa...fico só enrolando. Vou ver se coloco em pratica estes!!!
    Bjus, www.blogbabylo.com

    ResponderExcluir
  5. Cara!! prancha é incrível e ponte também!!faz muita diferença no corpo se fizer um pouquinho por dia!! beijos

    ResponderExcluir
  6. Só de ver me deu preguiça, aqui o único exercicio é correr atrás do Caio!

    ResponderExcluir
  7. Admiro a Mari, sua vida fitness e uma ótima mãe. Farei os exercícios.
    nossasaogemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bem legal, mas tem que ter disciplina e força de vontade.
    bj,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem! Não é só para mamães! Estou louco para voltar a treinar e vou começar em casa com estes exercícios!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas! Vou aguardar o Pos parto e iniciar uma atividade!

    ResponderExcluir
  11. Poxa senti saudades do tempo que praticava Yoga em casa! Até queria fazer umas atividades assim, mas o tempo não colabora...

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, não tem desculpa meu é só deixar a preguiça de lado

    Bjs Mi Gobbato @espacodasmamaes

    ResponderExcluir
  13. Marido aqui começou a correr e ja quer que me movimente tbm. haha Mas esta certo! Estou fazendo exercícios em casa e esses ja estão na minha listinha!1 ;)

    ResponderExcluir