Oi queridos, tudo bem?


Dia da gestante e dicas para se manter saudável


No dia 15 de agosto foi o Dia da Gestante. Para as futuras mamães, essa é uma fase muito especial, em que há muita expectativa e ansiedade, além de mudanças, principalmente no corpo, que está se preparando para gerar um bebê. Saber como se cuidar e entender essas alterações é importante para manter a saúde da mãe e do bebê.

Durante a minha gestação me cuidei em partes, usei muitos óleos para não ficar com estrias, mas comi muito também, acreditei no famoso ditado " Comer por dois" e nisso ganhei 28 quilos e demorei muito para perder todo esse peso, não foi fácil precisei de muita disciplina, paciência e foco.


Pretendo ter outro filho mas dessa vez vou fazer totalmente diferente, manter uma alimentação saudável, fazer exercícios e cuidar do meu corpo. Tive muita sorte de não ter ficado com estrias pois mesmo com uma alimentação balanceada e uma rotina ativa de exercícios, é possível que as temidas estrias apareçam na barriga, nos seios, nas coxas e no bumbum, devido ao estiramento da pele e rompimento das fibras de colágeno, além do ganho de peso normal e necessário para o desenvolvimento do bebê. No entanto, elas podem ser evitadas principalmente com uma dieta saudável, ingestão adequada de água, controle do peso e hidratação diária.



Outra mudança dermatológica recorrente durante a gravidez são as manchas no rosto e na chamada linha média da barriga, as quais aparecem devido às alterações hormonais e à exposição solar da pele. Assim como as estrias, elas também surgem por uma predisposição genética. Para amenizar o problema, a orientação médica é se proteger do sol com o uso de filtro solar e chapéu.
Essa mesma produção e alteração dos hormônios também podem deixar as grávidas sonolentas e com mais apetite, além de ocasionar certos desconfortos como enjoos e azia. A dica é escolher bem os alimentos que serão consumidos e descansar sempre que possível.
Vasos e varizes nas pernas também tendem a aparecer ou aumentar durante a gestação. Neste caso, evitar o ganho de peso em excesso pode fazer diferença, assim como abandonar por um tempo sapatos de salto e, se possível, recorrer à drenagem linfática.
E para que a gestante mantenha o corpo saudável, mesmo com todas as transformações normais que ocorrem durante o período, Bepantol Mamy sugere mais algumas dicas:

- Evitar alimentos com muitos condimentos, gordurosos e fritos.
- Fazer pequenas refeições a cada três horas.

- Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia.

- Manter a pele hidratada, principalmente as regiões do rosto e da barriga.

- Praticar exercícios físicos de baixo impacto, sempre seguindo recomendações médicas.

- Descansar, dormir bem e procurar ter uma rotina sem muito estresse.

- Reduza o consumo de cafeína


E vocês se manteram saudáveis durante a gestação?

Me contem.







11 Comentários

  1. Na próxima gestação quero seguir mais dessas dicas por que na do Isaque não cheguei nem perto hahaahah

    ResponderExcluir
  2. Eu comi muita besteira durante toda gravidez. Engordei 16kg. Mas não aconselho ninguém fazer isso.

    Beijos
    www.agorasomospais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu Comi Demais srsrrssr.. mas podia usar como desculpas né... hj não faria!!!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas. Na primeira gestação não tinha fome...na segunda queria devorar o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Mari, eu comia mtoooooo na gestação e por isso também engordei 28 quilos. Por sorte, não tive estrias. Mas logo perdi tudo o que ganhei com a amamentação. É uma conduta arriscada que não aconselho ninguém a fazer. Numa próxima gestação, cuidaria muito mais da alimentação. Bjos

    ResponderExcluir
  6. não me mantive nada saudável na gestação...e por isso engordei horrores. Hoje me arrependo, talvez na próxima gestação seja diferente...mas também não podemos afirmar tanto né? ahahaha
    beijos, www.blogbabylo.com

    ResponderExcluir
  7. Olha depois q tive meu primeiro filho eu fazia planos pro segundo e planos de como queria aproveitar mais cada instante da gravidez, pois o sentimento de saudade é inevitavel, em comparaçao da primeira a segunda foi bem mais tranquila, so fui nas consultas agendadas do pre natal, nao precisei ir uma vez se quer em outra consulta, fiz todos os exames todos foram tranquilos, mas meu excesso de peso fazia com q eu tivesse um desejo enorme de td passar super rapido, sinto falta basicamente dos movimentos na minha barriga de resto mais nada rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Genteee, eu fui uma grávida abençoada, até tentei evitar muitos tipos de alimento, mas comia o que eu tinha vontade!!! Rsrsrs numa próxima quem sabe, ser mais saudável!!!! rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Aqui eu segui essas dicas na gestação do pedro e foi tuuuudo bem! :) Super válido e farei tudo de novo na próxima gestação. :)

    ResponderExcluir
  10. Menina não lembrava desta data....rs mais parabéns as gestantes e tentantes também afinal estão nessa luta !!

    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post, dicas valiosas 👏👏💗

    ResponderExcluir