Caminhada para você sair do sedentarismo


3 de ago de 2016


Olá queridos,



Benefícios da caminhada para a saúde




Todo mundo sabe que a caminhada regularmente é essencial para o bem - estar do corpo e saúde é claro, e, a cada dia mais, estudos embasam nisso. A revista cientifica " The Lancet"  publicou uma pesquisa revelando que, a cada oito horas sentado, é necessário praticar uma hora de exercícios para combater os efeitos negativos do sedentarismo e nada melhor do que começar com a caminhada.


Os participantes que passavam muitas horas sentados e praticavam pouca ou nenhuma atividade física tinham 9,9% de chances a mais de morrer em um período entre 2 e 18 anos. Já aqueles que, apesar de ficarem bastante tempo sentados, faziam exercício por pelo menos 60 minutos diariamente, tinham o risco de morte reduzido em até 6,8%. A pesquisa analisou relatórios de pessoas com mais de 45 anos dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e da Austrália.


O principal autor do estudo o professor Ulf Ekelund da Universidade Inglesa Cambrigde explicou que não é preciso ir para a academia e que é suficiente andar pela manhã ou a noite ápos o jantar, mas é preciso fazer pelo menos uma hora por dia.

A pesquisa também afirmou que 60 minutos de exercício de intensidade moderada como andar de bicicleta seria suficiente para reduzir os efeitos de ficar sentado um longo período.

O professor ainda ressaltou " Não é fácil fazer exercícios uma hora de exercícios todos os dias, mas os adultos britânicos veem em média 3 horas e 6 minutos de televisão. Não é muito pedir que um pouco dessas três horas seja usada em atividade física"

A Organização Mundial de saúde (OMS) aconselha 150 minutos de exercício por semana  mas a publicação britânica, baseada em dados de mais de um milhão de pessoas, qualificou a recomendação de "insuficiente".





Benefícios da caminhada:

Melhora a circulação: Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Deixa o pulmão mais eficiente: A caminhada  faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. 

Combate a osteoporose: O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Aumenta a sensação de bem estar: Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

Diminui a sonolência: A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite. 

Emagrece:  Caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

Agora que vocês já sabem todos os benefícios que a caminhada trás para o nosso corpo e saúde, bora começar a se exercitar?

O que acharam do post? Se gostaram compartilhe!

16 comentários:

  1. pra mim a caminhada é um momento de relaxar e organizar as ideias... como me faz bem caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias... momentos que valem ouro

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, saúde em primeiro lugar!
    bj,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Saúde em primeiro lugar, aqui amamos caminhar 😘😘

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas Mari, aqui faço caminhada para ir buscar e levar o Gui ao futebol, e as vezes durante a semana entre um tempinho livre

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre amei fazer caminhada viu e os benefícios me faziam muito bem. Viu retornar a ter essa hábito.

    @nossasaogemeos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Por aqui caminhamos sempre no lago da cidade e aproveitamos para relaxar!

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa somos praticantes e até as meninas, desde pequeninhas nos acompanham nas caminhadas. Saúde sempre em primeiro lugar!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  8. Mari adorei saber todos os benefícios. Já conhecia alguns benefícios, mas outros fiquei encantada. Se antes eu gostava de caminhar, agora já estou amando. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de caminhar, preciso só ter menos preguiça, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro caminhada, só queria mais tempo pra praticar! Adorei o post Mari.

    ResponderExcluir
  11. Caminhar é muito bom para cabeça e para o corpo!! beijosss

    ResponderExcluir
  12. A boa e velha caminhada... sempre fazendo bem às pessoas de todas as idades!!! Se for num parque arborizado e repleto de sombra, melhor ainda!!!! 😊😊😊

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa estamos aderindo e queremos chegar na corrida, mari!!! Muda pra muito melhor as cosias da nossa vida: da disposição até o relacionamento familiar. rs Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sempre boa!!!! Caminhar parece ser tão simples né, mas tem benefícios maravilhosos para o nosso corpo é saúde!!!! 👏👏👏

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas! Caminhar é mesmo tudo de bom!

    ResponderExcluir