Olá Mamães e Papais,

Tudo bem?


Recebi da Editora Hyria a algum tempo dois livros Como criar filhos sem medos - Um guia para mães, pais, cuidadores e profissionais de vacinação. Autora: Maria Cristina Martins Alvarenga e Estevão, o desconectado Autora: Vivian Saad.


Livro - Como criar filhos sem medos

O livro Como criar filhos sem medos - Um guia para mães, pais, cuidadores e profissionais de vacinação. Autora: Maria Cristina Martins Alvarenga Mestre pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp/EPM, enfermeira, Especialista em Saúde Pública, e mãe em tempo integral.
Ela é  Mestre pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM, Enfermeira, Especialista em Saúde Pública e mãe em tempo integral. 
Atua no desenvolvimento profissional e capacitação técnica de profissionais de enfermagem em sala de vacinação, vigilância epidemiológica e imunização. 
Desde 1992, é responsável por diversas campanhas de vacinação.


Nenhuma mãe esquece o primeiro banho do bebê, a primeira noite em casa, os primeiros passos , todos esses momentos são ansiosamente esperado por nós papais e guardamos com muito carinho esses momentos da nossa memória. Mas quando falamos de vacina muda completamente, pois temos medo, receio, dúvidas, inseguranças e na sua mente já vem aquela imagem da agulha e seu filho chorando muito ápos a vacina, foi pensando nisso que Maria Cristina Martins Alvarenga , especialista em saúde publica e mãe publicou esse livro.

Muito mais que um guia esse livro é para nós mães deixarmos de ter medo do momento da vacinação, e ainda nós ajuda a tornar o momento mais tranquilo e natural, no livro a autora traz dicas importantes para auxiliar na superação dos medos a começar pela vacina.
Afinal, quem nunca pensou em oferecer compensações aos filhos para que eles ficassem quietos no momento de tomar as vacinas? Ou usou frases como: “Se você não comer tudo, vou te levar para tomar injeção”. Cristina Alvarenga apresenta essas e outras situações em seu livro, com base em mais de 25 anos de experiência em campanhas de vacinação.
oferece informações sobre as possíveis reações às vacinas e como proceder; quais vacinas devem ser administradas de acordo com a faixa etária; o que deve constar na carteirinha de vacinação, entre outras. Ainda, é possível encontrar lista com os principais sites e telefones úteis da área da saúde para consulta nos “Apêndices”. Os quadros, ilustrações, informações e a própria linguagem com que a autora se comunica com os leitores, de maneira clara, simples e precisa, ajudam na compreensão, facilitam a busca por informações e, principalmente, tranquilizam mães, pais e cuidadores.
Maria Cristina Martins Alvarenga também apresenta alguns mitos e verdades sobre as vacinas, a importância dos pais no momento da vacinação, dicas e recomendações para os profissionais de vacinação, algumas vacinas oferecidas na rede pública e na rede particular, “O que faz o cliente sair feliz da sala de vacinação”, algumas curiosidades… Provavelmente, você já ouviu falar que os bebês reconhecem o cheiro da mãe, mas sabia que eles também reconhecem o odor do pai e de outras pessoas? No Capítulo 1, no tópico “Os bebê sabem muito mais do que imaginamos…” é possível encontrar mais informações.
É comum ter medo, mas quando os pais procuram informar-se, entender e acompanhar os serviços e procedimentos realizados pelos profissionais, ficam atentos às orientações, transmitem mais tranquilidade, o que pode auxiliar na superação dos medos. Como diz a autora no Capítulo 3, Medo e ansiedade: a importância dos pais no momento da vacinação, “A criança não aprende sozinha a ter medo! Sei que nem sempre temos noção disso, mas nossos filhos aprendem conosco, até a sentir medo”.

Livro - Estevão o desconectado

Agora vou apresentar o Estevão, o desconectado da Autora: Vivian Saad  é bacharel em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e já ilustrou livros infantis e de colorir para as editoras Nhambiquara, Metanoia, Pingo de Letra e Livrobits. Membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, participou do XXI Salão Internacional de Desenho para Imprensa em Porto Alegre e do catálogo da Universidad de Palermo, Impacto Latino - Las mejores ilustraciones latinoamericanas 2014. Estevão, o desconectado é o primeiro livro infantojuvenil de Vivian Saad, que já participou de diversos projetos como ilustradora.
Estevão é um garoto como vários outros de uma geração que já "nasce" conectada. Como muitos deles, Estevão não consegue desconectar! Conectado ao tablet e desconectado da vida, um dia ele percebe que...
Trata-se de um livro belíssimo tanto pelas ilustrações quanto pela mensagem e pode contribuir para os pais e professores na difícil missão de dosar o uso de celulares, tablets e computadores na escola. É de leitura rápida e com certa musicalidade. A cada página, encontra-se cenário para discutir o tema tecnológico, apresentar uma novidade, explicar um fenômeno natural, despertar a consciência como cidadão, entre outras possibilidades, tanto quanto a imaginação puder florescer.​​

O livro nós ajuda a refletir sobre o uso da tecnologia pelos nossos filhos, como lidar com a tecnologia que é tão presente no nosso dia a dia. Me fez pensar
quanto desse estímulo devemos oferecer aos nossos filhos? Não precisamos criar um bolha e deixá-los completamente desconectados, mas precisamos oferecer brincadeiras e atrações além das telinhas. Precisamos estimular o livre brincar, o passeio às praças, parques e bibliotecas.

Quando eu saio com o meu filho eu sempre levo um livrinho para ele se destrair 
e não usar o celular.

Será um estímulo que fará toda a diferença na formação do adulto que virão a ser!

E vocês já leram?







Deixe um comentário