Desfralde e minha experiência


15 de jan de 2016


Olá Pessoal,


Tudo bem?



Hoje vou falar sobre o desfralde do Gabriel como foi e também vou dar algumas dicas, para esse processo ser muito mais fácil e sem estresse para você e o bebê.

Em um post anterior falei um pouco sobre Desfralde dos bebês, eu já tinha tentado tirar a fralda do Gabriel com 1 ano e 9 meses mas não tive sucesso por várias razões.

Ele sempre fazia na cueca o xixi e o côco, não gostava do peniquinho e até hoje ele não gosta e não usa, ele não se incomodava se fazia xixi no sofá ou em qualquer outro lugar, eu acabava me estressando e ele também, então decidi dar um tempo para que ele e eu estivessemos preparado para essa fase.

Então deixei ele com a fralda até ele completar 2 anos e 4 meses que foi quando realmente eu decidi tirar a fralda dele, pois ele já falava muito bem e poderia me avisar quando estivesse com vontade de ir no banheiro.

Então comecei o desfralde dele, comprei muita cueca para ele usar e shorts que tem um pano mais leve.

O ínicio foi no dia 24/10/2015 e foi muito tranquilo, ele não quis fazer no peniquinho, ele sempre fez no vaso sanitário.

Àpos duas semanas eu tirei a fralda noturna dele também e não tive problemas, sempre levava ele antes de deitar no banheiro e ele não fazia xixi durante a noite só no outro dia pela manhã.

Então vamos as dicas:

1. Primeiro e mais importante muita paciência: Sempre vai acontecer no começo um acidente ou outro de xixi e côco, então temos que ter muita paciência e compreensão.

2. Conversar muito com a criança: Conversei muito com o Gabriel sobre fazer xixi e côco no vaso sanitário e não na calça, pois ele já era grande e rapaz , e era muito mais bonito fazer no banheiro o xixi.

3. Persistência: No primeiro dia de desfralde dele ele fez muito xixi na calça, mas ai pensei vou com ele no banheiro e vou ficar lá até ele fazer xixi, fiquei exatamente 20 minutos com ele, foi ai que ele fez xixi e adorou, fiz a maior festa junto com ele.

4. Levar livros para o banheiro: Levava sempre livros para ler para ele enquanto estava no banheiro, pois ele ficava intertido e acabava fazendo xixi e côco e nem percebia.

È essa as dicas meninas que funcionou muito bem aqui em casa e tornou o processo do desfralde muito mais tranquilo e sem estresse.

E como foi esse processo com vocês?


Deixe seus comentários.


34 comentários:

  1. Oi Mari! Ainda não comecei o desfralde e achei importante suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,

      Eu decidi compartilhar a minha experiência , para que possa ajudar mesmo, e que nessa fase seje tranquila e sem estresse para os dois.

      Grande bjo

      Mari

      Excluir
  2. Oi Mari, que bacana.
    A desfralde do Vitor foi com 2 anos e 7 meses.
    E foi super tranquilo, porque observei a vontade dele, a hora dele, e deu super certo...
    O Vitor fez direto na vaso sanitário também... Não fez em pinico..
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,

      Foi tão bom tentar nessa fase Ju, pois não teve estresse, ele já estava querendo sair então foi uma fase muito tranquila.

      Bjs JU

      Excluir
  3. Essa foi a fase mais difícil p mim, eu tb comecei e voltei p trás! É mto importante a mãe perceber que não está na hora, pois forçar pode trazer mais prejuízos de ordem emocional para a criança!

    O que me ajudou mto aqui foi o redutor com escadinha, pois ele achava o máximo sentar sozinh e fazer xixi, hoje nem o assento ela não usa mais! Segundo ela, já é grande e sabe se equilibrar 😂😂😂


    Há outra coisa q me ajudou foram as calcinhas de transição, elas vem com um acolchoado na região do xixi, evita aquela poça no chão e da temo de chegar no banheiro!


    Boa sorte aí!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, Mari! Confesso que tenho um pouco de receio desta fase, com os meus meninos foi até tranquilo, mas me preocupa como será três ao mesmo tempo! mas tudo no seu tempo, né?

    ResponderExcluir
  5. Dicas mto boas... Ja ja eu tenho que começar a pensar no desfralde!!! JP ja esta com quase dois anos e preciso pensar ja em como irei desfraldar!!! Irei adotar suas dicas... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim adote essas dicas que vai dar certo.

      Excluir
  6. Tem que ter muita paciência mesmo viiiu!!! Ainda bem que estou longe do dia

    ResponderExcluir
  7. Maria tbm tirei com doía anos, pensei que ia ser trabalhoso pois algumas vezes antes de entrar no banho ele fazia xixi e escorria na perna ele travava mais esperei o tempo dele e fomos conversando, quando o pai ia ao banheiro levava ele pra tentar e fomos comprar o peniquinho ele escolheu o que ele queria e a "descarga" era som de palmas (ele achava o máximo), como a minha casa é sobrado o peniquinho no começo fazia parte da sala RS poia era mais fácil até ele aprender a controlar e não pedir já quando estava quase saindo, para minha surpresa foi mais fácil do que imaginava, ele fez xixi duas vezes só na cueca no primeiro dia, depois ele pedia e só fazia quando estava no penequinho, e em uma semana aproveitei e tirei a noturna tbm, antes de dormir ele toma leite ai levava ao banheiro depois e mesmo.se tivesse dormindo levava e colocava ele pra fazer e fazia ....
    Acho o que vale mesmo é esperarmos o tempo deles, ter muita paciência e conversa. Pois tem criança que se adapta a esse nova rotina super bem, outras não.

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tem o seu tempo certo ne Mi aqui gracas deu certo

      Excluir
  8. Esse post foi leitura de pensamento, hein Ju!? Vou começar o desfralde de Heitor mês que vem. Ontem comprei um monte de cuequinhas já! Depois escrevo sobre minha experiência. Ahh, e vou usar tuas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar certo com certeza Ma desde que esteja no momento certo.

      Excluir
  9. Mari!!!
    Quando Rafa tinha 2 anos e meio resolvi tentar o desfralde. Fracasso total!!! Voltei com a fralda!! Hahah e 6 meses depois ele sozinho fez xixi na privada !!!! Aí resolvi encarar e deu certo! Acho q cada criança tem seu tempo. Beijos e muito legal o post

    ResponderExcluir
  10. Esse mês vou começar a tirar fralda. Vou colocar as dicas em prática bju

    ResponderExcluir
  11. Que bom que deu certo! Vc tem razão, paciência é a dica mais valiosa! Paciência até para saber a hora de começar! Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade Ju cada crianca tem seu tempo.
      Bjs
      Mari

      Excluir
  12. A marcela foi com pouquinho mais de 2 anos, requer muita paciencia memso...pq as crianças erram e temos que ter cuidaod e carinho nesse momento.

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana esse post, quando meu Ben estiver nessa fase já estarei antenado ;)

    ResponderExcluir
  14. Paciência e perceber a hora que a criança está pronta, são as dicas de ouro para essa fase. Tem crianças que desfraldam rápido, já outras demoram um pouco mais, cada criança tem o seu tempo. Ótimas dicas.
    Bj,
    Alê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim nao adianta comecear antes Ale pois eles se estressam e nos tambem.

      Excluir
  15. Mari adorei as dicas e vou usar no segundo semestre quando vou desfraldar. Preferi esperar mais um pouco pois não sinto minha Mari preparada para essa etapa e respeitar o tempo é muito importante mesmo. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera o momento dela Tati quando voce achar que esta na hora ai voce tenta.

      Excluir
  16. Por aqui está difícil! 😱😘 @caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Carol muita paciencia e boa sorte viu.

      Excluir
  17. Boas dicas, aqui foi complicado mas a creche nos ajudou na época!
    Blogmaternidadesemfrescura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil essa fase tem que ter muita paciencia.

      Excluir